terça-feira, 13 de novembro de 2007

Questões de Arte

01 – Ao observar uma obra artística ou ao ouvir uma música, ainda que não pareçam bonitas ou agradáveis, podemos nos emocionar e sentimos prazer em apreciá-las. De que forma a emoção está ligada à arte?

R: A emoção que sentimos ao apreciar uma obra de arte está relacionada basicamente ao nosso humor, à nossa sensibilidade, à nossa cultura e costumes, à capacidade de perceber o sentimento do artista em sua obra de arte e o quanto nos identificamos com ela. Isso é chamado prazer estético. Dessa forma, concluímos que nem todas as pessoas se sentirão igualmente emocionadas ao apreciar um mesmo quadro já que somos tão diferentes uns dos outros.

02 – “A beleza não é um valor universal.” De que forma podemos explicar essa frase?

R: Uma obra de arte que consegue te emocionar de forma inesquecível pode, simplesmente, passar despercebida pela vista de outra pessoa. Quando paramos para analisar, observamos que um simples contra tempo pode mudar um ponto de vista, alterar completamente a sensibilidade perante uma obra. Não existe um padrão para o belo. O belo é aquilo que nos faz refletir durante horas na frente de um quadro que, para muitos, pode parecer bizarro, mas que você, particularmente, conseguiu captar a alma do artista posta nele.

03 – Dos movimentos artísticos que se opuseram à estética clássica, o Realismo defendia que, através da arte, as pessoas deveriam tomar conhecimento da verdade do mundo. Como o Realismo conseguiu trazer essa visão para seu tempo?

R: O Realismo conseguiu mostrar que a beleza pode estar também no desagradável e no feio. Pois a partir do momento que o observador consegue sentir o que o artista está querendo mostrar em sua obra de arte, independente de sua aparência bonita ou feia, ele o compreende e se emociona. Então, a real beleza resulta do sentimento e da sensibilidade do artista e do observador diante da obra de arte e do mundo real.

04 – Ao apreciar, emocionado, uma obra de arte, nos perguntamos o porquê daquele objeto, imagem ou música nos darem tanto prazer em contemplá-los. Algumas vezes, contemplamos a obra e só depois, em outro lugar, nos damos conta do seu significado e então ficamos emocionados. De que modo nós podemos desenvolver a nossa sensibilidade em apreciar uma obra?

R: Aos poucos, com a experiência adquirida no decorrer da vida, aprendemos a apreciar esteticamente uma obra de arte. Mudando nossos hábitos, refinando nosso olhar, nossa percepção, aprendendo a observar o que nos faz sentir em comum com o artista e o seu quadro. Com o tempo, mudamos nossos pontos de vista e aprendemos a observar pontos diferentes em cada obra.



(Carolina Yukita Lago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


-Principais leis de Murphy-

* Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
* A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
* O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.
* A fila do lado sempre anda mais rápido.
* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
* Você sempre acha algo no último lugar que procura.
* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
* Se está escrito Tamanho único, é porque não serve em ninguém.
* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira.
* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
* O gato sempre cai em pé.
* Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair em pé.

Tenha um bom dia
___________________________Carolina Yukita Lago

Qual seu estilo Nerd?

Resultado: 12 pontos



Qual o seu estilo nerd?

Oferecimento: Chiqueiro Chique

O que é isso?

Aqui vc vai achar um monte de bobagem e algumas coisas legais. E um monte de bobagem. Coisas de quem lê muito quadrinho e inventa história, assiste desenho e imita personagens, joga video-game e cumprimenta com "hadouken". Escritos meus e de outras pessoas também. Ou não. :)